terça-feira, 11 de agosto de 2009

Sistema Digestório

Tarefa extra-classe.
A partir da imagem abaixo e dos conhecimentos já adquirido durante as aulas, crie um texto expicando o caminho que o alimento realiza durante o processo de digestão.
Data limite para postagem da tarefa: 18/08/2009, até as 17:00 horas.

34 comentários:

  1. Professor Edilso.
    Gostei da iniciativa.
    Parabéns!!
    Ana Maria Bierhals
    Diretora/EMEF "04 de Julho"

    ResponderExcluir
  2. Obrigado!!!
    No universo a Inércia é uma Ilusão! tudo está em constante movimento e transformação. Inclusive as relações entre ensinar e aprender.

    ResponderExcluir
  3. 8 ano A
    Jhonatan Rairan Ribeiro

    O alimento entra pela boca passa pela faringe passa pelo esôfago e entra no estômago. Vai para o intestino delgado sai e entra no intestino grosso vai para o reto e finalmente sai pelo ânus.

    ResponderExcluir
  4. 8º ano A
    Eduardo Aparecido Moura Almeida

    Inicia na boca com a mastigacão passa para a faringe e leva ao esôfago que leva para o estômago que passa para o intestino delgado e chega ao intestino grosso echega ao ânus.

    ResponderExcluir
  5. 8ºAno A
    weliton souza tavares
    Inicias na boca com a mastigaçaõ e continua no estomago. quando o alimento chega faringe os múscolo de sua parede se contraem e empurram o alimento para esõfago,passa pelo intestino delgado e vai para o intestino groso chega ao anús.

    ResponderExcluir
  6. 8º ano A
    Rafaela Silva Henrique

    Assim que coloca na boca alguns alimentos começa a ser digeridos pela enzimma ptilina, que age sobre o amido ,apos isso o alimento vai pera a feringe onde é empurrado para o esofago, ele faz a ligação com o estomago e lá fica retido ate que a função digestoria se complete, de pouco a pouco o alimento deixa o estomago e passa para o intestino delgado onde se produz o suco intestinal e depois vai para o intestino grosso,passando para o reto e segue para o anus

    ResponderExcluir
  7. 8ºano A
    Crislaine Dos Santos Moreira

    O sistema digestório humano comprende as seguintes estruturas boca, faringe, esôfago. estômago, intestino delgado e intestino grosso.
    A boca é a primeira estrura do sistema digestório.
    Faringe é um orgão cavitário alongado em forma de funil situado logo após a boca.
    O esôfago é um orgão em forma de tubo com paredes flexiveis e que mede aproximadamente 25 cm de comprimento.
    Estômago é um orgão muscular em forma de saco.
    A disgestão do intestino delgado ocorre pelo ação conjunta do suco pancreático, da bile e do suco intestinal.
    Depois passa para o intestino grosso que mede aproximadamente 1,5 a 2 metros.

    ResponderExcluir
  8. 8º ano "A"
    Aurelio Antonio Brites de Miranda.

    Iniace na boca com a mastigaçâo pasa pela faringe,quando alimento chega a faringe os músculos de sua parede se contraem e empurando o alimento para o esôfago por meio dos movimento peristanticos,o esôfago empurrando o alimento para o estômago,é um ógão revistido internamente por mucosa gástrica que libera ácido para auxíliar na digestão,também possuí enzimas que ajudam a digerir proteínas.Ointestino delgado é responsável pela digestão e principalmente pela absorcão de nutrientes.
    As funcão basicas do intestino grosso são absorver água,formar e acumular fézes.

    ResponderExcluir
  9. 8º ano A Gislaine Vieira dos Santos

    O sistema digestório humano aon de os alimentos são digerido e por onde eles passa primeiro b oca segundo faringe terceiro esôfago quarto estômago quinto intestino delgado e in testino grosso depois ân us esse é o sistema digestóri.

    ResponderExcluir
  10. 8ºANO B
    Josiel kuple

    Inicia-se na boca passa pela faringe e pelo esôfago e vai para o estômago, onde começa a digestão, depois passa no duodeno e vai para o intestino delgado indo também para o intestino grosso e dai sai pelo anús.

    ResponderExcluir
  11. 8º Ano B
    Jeferson Cezario

    O alimento é digerido na boca seguindo para a faringe, que leva o alimento par o esôfago que conduz o mesmo para o estômago, no estômago o alimento é levemente digerido, indo para o intestino grosso e depor para o intestino delgado
    onde o alimento esta digerido e segue para o reto onde ele sai pelo anus.

    ResponderExcluir
  12. 8ºANO B
    Jhonatan santos gomes

    O alimento passa pela boca indo pela faringe passando pelo esôfago chegando no estômago que faz a digestão logo depois ele passa pelo duodemo, pelo intestino delgado e o intestino grosso que passa pelo reto e sai no anús

    ResponderExcluir
  13. 8º Ano "B"
    Aluna:Jéssica Karina Guedes Cavalcante

    O alimento, começa a ser digerido na boca.A faringe, é um órgão alongado na forma de funil, situado logo após a boca. Quando o alimento chega á faringe, os músculos da parede se contraem, para empurrar o alimento para o esôfago. Por meio, de movimentos peristálticos, o esôfago empurra o alimento para o estômago. O alimento, fica retido no estômago até que a sua função digestória se complete.Em seguida, permitindo que o alimento passe para o intestino delgado, depois que as vilosidades intestinais absorvem os nutrientes, o alimento vai para o intestino grosso.O material que passa do intestino delgado para o intestino grosso quase não possui substâncias aproveitáveis, daí formam-se então as fezes que são eliminadas através do ânus.

    ResponderExcluir
  14. 8º ano B
    aluno: Rodrigo Santana Teixeira

    Comessa pela boca passando pela faringe cotinuando no estomago passando pelo intestino delgado, depois intestino grosso, passando inda pelo reto e finalizado no Ânus.

    ResponderExcluir
  15. 8º Ano B
    Patricia Dias

    Aspectos mecanicos,consiste na trituração do alimento,inisia-se na boca continuando no estômago.Os movimentos peristalticos são respomsaveis pela condução do alimento através do tubo digestorio
    O caminho que o alimento passa é: entra pela boca,passa pelo esôfago enseguida ele vai para o estômago depois ele vai para a mucosa ´gástrica vai para a piloro depois para o duodeno depois para o intestino grosso passa também para o intestino delgado e sai pelo ânus.

    ResponderExcluir
  16. 8º ano "B"
    keniton willam Costa Alves

    o alimento passa num processo muito grande;ele entra pela boca;passa pela faringe;passa tambem pelo esofago por movimentos peristalticos que conduz o alimento ate o estomago;quando esta no estomago o alimento e digestivo pelo ascidos que e produzido pela mucosa gastrica;depois vai para o intestino delgado;depois pelo o intestino grosso;que passa no reto e sai no anus.

    ResponderExcluir
  17. 8ºano B
    aluna Jaqueline Constante De Alexandre

    O estômago é revestido por mucosa gástrica, que produz acido que irão auxiliar na digestão , tambem libera enzimas digestivas.
    O caminho que o alimento percorre , o alimento passa pela boca ,percorre a faringe e o esofago, passa pelo estomago depois pelo intestino delgado e intestino grosso indo pelo reto e finalizando anus...

    ResponderExcluir
  18. 8º ano B
    nome: Adriana Candida Pereira

    O processo inicia-se quando você mastiga o alimento e ele è misturado á saliva.Depois você o engole, isso chama-se desglutição.Apòs inicia-se os movimentos peristálticos,ou seja os movimentos tìpicos da parede muscular do esôfago,do estômago e do intestino grosso e delgado,que ajuda no fluxo do alimento ao longo do tubo digestòrio.A musculatura da parte do tubo digestòrio imeditamente adiante do bolo alimentar se relaxa,enquato a que està atràs se contrai.

    ResponderExcluir
  19. 8ºano "B"
    Ana Claudia Tavares

    O alimemto começa a ser digerido na boca com a enzima digestoria ptialina, depois segue para a faringe onde é levado atè o esô fago seguindo para o estômago onde vai comtinuar a ser digerido pelos sucos gástricos.
    Depois é comduzido até o intestino delgado onde vai continuar aser digerido pasando pelo duodeno, jejuno e íleo, seguindo para o intestino grosso finalizando a digestaõ, depois é comduzido até reto canal que liga ao anus onde o alimento ja digerido sai.

    ResponderExcluir
  20. 8ºANO B
    Lucas da Costa

    inicia-se no boca vai pra varinge passa pelo Esôfago e vai pro estômago e depois continua no dueno e depois vai pro Itertino deogado e depois vai pro Intertino Grosso e sai no anus.

    ResponderExcluir
  21. 8º ano B
    nome: Ana carla de Oliveira Berger O processo de digestão comessa até mesmo quando estamos mastigando os alimentos ,depois nós engolimos os alimentos
    esse processo se chama DEGLUTICÃO,após esse processo iniciam-se os movimentos peristálticos esse processo é tipico da parede muscular do esôfago do estômago e dos intestinos delgado e grosso,que possibilitam o fluxo do alimento ao longo do tubo digestório .
    O alimento passa pelo esôfago,estômago,duoden o,intestino delgado e grosso.

    ResponderExcluir
  22. 8º Ano 'B'
    DIEGO JUSTINIANO DOS SANTOS

    RESPOSTA
    O processo inicia-se quando voce mastiga o alimento.Quando o alimento chega á faringe, os músculos de sua parede se contraem e empurram o alimento para o esofago.Por meio de movimentos peristálticos, o esofago empurra o alimento para o estomago.Quando chega ao estomago,o alimento recebe o suco gástrico.Depois o alimento passa para o intestino delgado. A digestão no intestino delgado ocorre pela ação conjunta do suco pancreático.Quando o processo acaba é encaminhado para o intestino grosso, que absorve água, finalisando no anus.

    ResponderExcluir
  23. 8ºAno "A"
    Miriam de Macedo

    A boca é a primeira estrutura do sistema digestorio.Ainda na boca o alimento é cortado e triturado pelos dentes.O alimento quando chega na faringe, os músculos da sua parede se contraem e empurram o alimento para o esOfago.Então quando o alimento chega no esôfago, por meio de movimentos peristálticos, o esôfago empurra o alimento para o estômago.
    Quando o alimento entra no estômago o piloro que vai de uma maneira prender o alimento no estômago até que a função digestoria nele esteja completa. Em seguida o piloro que prendia o alimento no estômago se relaxa e assim permitindo que o alimento passe pra o intestino delgado.Pouco a pouco o alimento chega no intestino delgado, é no intestino delgado,que o alimento é digerido completamente. O intestino delgado é revestido por uma parede chamada mucosa intestinal.Suas células fabricam o suco Gastrico.
    O material que passa do intestino delgado para o intestino grosso quase não tem substâncias aproveitáveis. O intestino grosso absorve grande parte de água presente nesse material assim impedindo a desidratação do corpo. Formam-se então as fezes, que são eliminadas através do ânus.

    ResponderExcluir
  24. 8ºano A
    Camila Cristina Barbosa

    A boca é a primeira estrutura do sistema digestório. A abertura do lábio superior e inferior chama-se fenda bucal. Os dentes contam, predem e trituram os alimentos.
    Quando o alimento chega à faringe, os músculos de sua parede se contraem e empurram o alimento para o esôfago.
    Por meio dos movimentos peristálticos, o esôfago empurra o alimento para o estômago.
    Quando chega ao estômago, o alimento recebe o suco gástrico.
    Pouco a pouco, o alimento deixa o estômago e passa para o intestino delgado.
    O material que passa do intestino delgado para o intestino grosso quase não possui substâncias aproveitáveis. Formam-se entâo as fezes, que sâo aliminadas através do ânus.

    ResponderExcluir
  25. 8ºano A
    Elaine Pereira

    A saliva umidece o alimento.Isso auxilia a mastigação eo deslocamento do alimento através da faringe e do esôfago.
    Depois,na boca,o alimento é engolido e passa para a faringe.Quando o alimento chega a faringe,os músculos de sua parede se contraem e empurram o alimento para o esôfago.O esôfago empurra o alimento para o estômago.
    O estômago possui um orificio chamado de piloro.O piloro possui um mecanismo muscular que não deixa o alimento passar antes da função digestória completar o estômago,assim quando completa,o piloro relaxa e deixa o alimento passar para o intestino delgado.Depois o alimento deixa o estômago e passa para o intestino delgado.É nesse orgão que o alimento se completa.
    Depois o alimento vai para o intestino grosso. O intestino grosso possui uma abertura denominada ânus,ao redor do ânus existe um mecanismo muscular que controlam a passagem das fezes.

    ResponderExcluir
  26. 8 ano ´B´
    aluna DAIANE
    Caminho que o alimento realiza durante o processo de digestão
    Faringe
    Ela se comunica com a boca,com as cavidades nasai, com a laringe e com o esôfago.
    Quando o alimento chega á faringe,os músculos de sua parede se contraeme empurram o alimento para o esôfago.
    Em sua parte superiro,ele se comunica com a faringe;em sua parte inferiro,comunica-se com estômago.
    Estômago
    Comunica-se com intestino delgado por um orifício chamado piloro(palavra que vem do rego e signivica ´porteiro´).O piloro tem ao seu redor um mecanismo muscular que se contrai quando o alimento chega ao estômago.Dessa maneira,o alimento não passa para o intestino delgado,mas fica retido no estômago até que a função digestórianele se complete.
    Esse órgão é revestido internamente por uma membrana chamada mucosa gástricao.O suco gástrico contém também uma enzima chamada pepsina, que digere proteínas.
    Intestino delgado
    Pouco a pouco,o alimento deixa o estômago e passa para o intestino delgado.É nesse órgão que a digestão dos alimentos se completa.
    A digestão no intestino delgado ocorre pela ação conjunta do suco pancreático,da bile e do suco intestinal.
    O suco pancreátio:
    a amilase pancreática-age sobre oamido;
    a lipase pancreática-age sobre os lipídeos;
    a protease pancreática ou tripsina-age sobre as proteínas.A não contém enzimas digestórias,mas possui so sais biliares,que emulcionam(´´dividem``)óleose gorduras,transformando-osem gotículas.
    Intestino grosso
    O intstino grosso mede aproximadamente de 1,5 a 2 metros.
    O material que passa do intestino delgado para o intestino grosso quase não possui substâncias aproveitaves.Mas o intestino grosso absorve grande prarte da água presente nesse material,impedindo a desidratação do corpo.Forman-se então as fezes,que são eliminadas atravésdo ãnus.
    Assim,as funções básicas doi intestino grosso são:absorção de água;formação,acúmulo e eliminaçãode fezes(defecação).

    ResponderExcluir
  27. 8ªano b
    nome;Matilde lemes pereira
    processos da digestão
    primeiro voce mastiga o alimento,depois voce o engole,esse ato chama-se deglutição,então inicia-se os movimentos peristáltico ou seja os movimentos típicos da parede muscular do esõfago,do estõmago e dos intestinos delgados e grosso,que ajudam no fluxo do alimento ao longo do tubo digestório.
    Imediatamente a parte do tubo digestório relaxa-se e o que está se contrai.

    ResponderExcluir
  28. 8ºano A
    Jelciane Bezerra da Silva

    O sistema digestório humano compreende as seguintes estruturas:boca,faringe,esôfago,estômago,intestino delgado e intestino grosso.
    A boca é a primeira estrutura do sistema digestório.
    A faringe é um órgão cavitário alongado em forma de funil, situado logo após boca.
    O esôfago é um órgão em forma de tubo, com paredes flexiveis e que mede aproximadamente 25 centimetros de comprimento.
    O estômago é um órgão muscular em forma de saco.
    A digestão no intestino delgado ocorre pela ação conjunta do suco pancreático, da bile e do suco intestinal.
    O intestino grosso mede aproximadamente de 1,5 a 2 metros.A última parte do intestino grosso é o canal anal, que é sua menor parte e se comunica com o meio exterior através de uma abertura denominada ânus.

    ResponderExcluir
  29. 8anoA
    Lucas Ricardo Cardoso
    A boca é a primeira estrutura do sistema digestório.Que comesa com mastigamento,e de pois vai para faringe pasa pelo asôfago e cai
    no estômago.Que fais o proceso de trituracão do
    alimento,que vai para intestino delgado pasa pelo intestino grosso pasa pelo reto que fais
    parte do intestino grosso,que sai pelo ânus.

    ResponderExcluir
  30. 8ªAno"A"
    Keli Diana
    Começa na boca, no processo de mastigação, desse para a faringe que empurra o alimento para o esôfago.
    Por meio de movimentos perestálticos o esôfago empurra o alimento para o estômago.O alimento não passa para o intestino delgado, mas fica retido no estômago a que a função digestória nele se completa. Em seguida o piloro, relaxa permitindo que o alimento passe para o intestino delgado.
    Pouco a pouco o alimento deixa o estômago e passa para o intestino delgado é nesse orgão que a digestão dos alimentos se completa.
    Ainda no intestino delgado o alimento recebe o suco pancréatico ( produzido pelo pâncreas e o bile produzido pelo figado).
    Depois vai para o intestino grosso que irá transformar os restos e armazenará as fezes até ser liberados pelo anus.

    ResponderExcluir
  31. 8ª ano B
    nome:Tatiane Dos Anjos Godoy.
    Sistema Digestòrio
    Entra pela boca passa pela faringe, entra no esôfago depois de faser o proceso no esôfago,cai no estômago depois de passar pelo intestino grosso tambèm passa pelo intestino delgado e sai pelo ânus.

    ResponderExcluir
  32. 8ª ano b
    Nome; Matilde Lemes Pereira
    Sistema digestório

    Ele é mastigado e misturado a saliva. Após a deglutiçâo ele passa pelo esôfago depois pelo estômago e vai para o tubo digestório depois de passar pelo intestino delgado e grosso.O tubo digestório se relaxa enquanto o que está atrás se contrai.Esses movimentos repete- se em forma de ondas permitindo odeslocamento dos alimentos até chegar ao ânus.

    ResponderExcluir
  33. 8 ano A
    Sádylla Brenda Herculho da Silva
    A digestão começa na boca, a saliva umedece o alimento,isso auxilia a mastigação e o deslocamanto dele co a ajuda a faringe e do esôfago.
    Depois que o alimnto é engolido ele vai para a faringe.
    Depois que o alimento chega a fainge o alimento é empurrado para o esôfago.
    Depois que ele chega no esôfago ele vai para o estomago, depois do estomago ele vai para o intestino delgado.
    Depois do intestino delgado o alimnto passa para o intestino grosso.
    Depois que o alimnto passa por todos esses lugares e pelos processos que acontecem o alimen to vai para o canal anal,e é eliminado as fezes.

    ResponderExcluir
  34. Parabens a todos os alunos que concluíram essa tarefa com sucesso!!!

    ResponderExcluir